Cinco escolas de São Borja participarão da próxima edição do Programa Interculturais de Fronteira (PEIF), que deverá começar nos próximos meses. O programa oportuniza o intercâmbio de alunos e docentes de cidades gêmeas, como São Borja e Santo Tomé. A interação proporciona conhecimento cultural, linguístico e integração com país vizinho.
Neste sábado (21/11), às 8h30m no auditório do Centro Espírita Ferreira de Moraes, está marcado a 1ª Jornada de Formação dos Professores do Programa Escolas Interculturais de Fronteira. O encontro deve reunir em torno de cem docentes das escolas Vicente Goulart, Ubaldo Sorrilha da Costa, República Argentina, Apparício Silva Rillo e Franco Baglioni, além de convidar os professores das escolas argentinas Josefa Fernandes e República do Brasil.
A 1ª Jornada de Formação dos Professores é uma realização da UFSM, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e 35ª Coordenadoria Regional de Educação.
Atualmente os professores estão participando de formação de Ensino à distância (EAD), que será preparatória para ingressar na sala de aula do país vizinho.
O professor brasileiro que ministra na escola de Santo Tomé, vai expor a aula em português possibilitando ao aluno argentino um contato maior com o idioma estrangeiro. Do mesmo modo, o professor argentino lecionará em espanhol oferecendo ao aluno brasileiro uma proximidade maior com a língua e costumes do povo vizinho.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja