Feira do Livro movimenta a cidade a partir desta quarta-feira

86
Fonte: DECOM/ Prefeitura de São Borja

São Borja desenvolve a partir desta quarta-feira (06/11) a programação da sua 34ª edição da Feira do Livro. O evento vai até domingo (10/11) e acontece, na Praça da Lagoa. No período, uma variada programação estará sendo realizada. Além do livro, da literatura e dos seus autores, o evento cultural terá música, cinema, dança, teatro e outras manifestações artísticas. Os organizadores ressaltam que será uma programação destinada a atrair o público de modo geral e não apenas escolas e universidades.

Em 2019, a Feira do Livro tem como Patrono o médico e escritor Antônio Jesus de Andrade. O Escritor Homenageado será o jornalista e escritor Edson Arce e a Homenagem
Especial é prestada à jornalista e professora Adriana Duval. Já a Professora Homenageada é Maria Helena Lago Uberti e a Homenagem Póstuma é para o escritor Fernando Souto (in memorian), representado por sua esposa Salete Maurer.

Com o tema, este ano, ‘Literatura e Meio Ambiente – cultive o conhecimento’, a feira é uma realização da Secretaria Municipais de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Gabinete do Prefeito e Serviço Social do Comércio – Sesc. A Câmara de Vereadores e o Restaurante e Posto Cavalhada 44 estão sendo
apoiadores. Na última semana, durante dois dias, no Centro Nativista Boitatá, já aconteceram apresentações teatrais para estudantes das escolas municipais, marcando ações culturais da pré-feira.

Já as atividades na feira serão a partir das 18 horas desta quarta-feira. Inicialmente será oferecido show com a fanfarra do 2º RC Mec. Na sequência, ocorrerá o ato de abertura oficial do evento.

Já às 20 horas acontecerá a inauguração da revitalização do lago existente na praça. As melhorias são de iniciativa da Fundação e Hospital Ivan Goulart. Com a cerimônia serão encerradas as atividades da noite.

Atrações permanentes

Quem for à Praça da Lagoa terá chance de conferir e participar de um diversificado rol de atividades na Feira do Livro, de caráter artístico-cultal ou voltadas ao lazer e entretenimento.

O Espaço do Autor, será uma grande atração que visa a interação dos escritores com o público. Nessa área, uma das novidades recentes é a confirmação da presença na feira do padre e escritor Lauro Trevisan. Ele lançará livro e dará palestra no sábado à noite.

A praça também terá sessões de cinema, no recinto da feira. Elas estão programadas para sexta-feira (8/11), às 19 horas, e domingo (10/11), às 18 horas. Outra atividade, ao longo da feira, será o projeto Despertando Talentos, que abrirá espaço para apresentações musicais, premiando as melhores. Ainda acontecerão apresentações das escolas e academias de dança na cidade.

Contemplando o tema central da feira, igualmente será desenvolvido o projeto Quis Meio Ambiente. Na área, um estande repassará informações sobre a colete seletiva de lixo na cidade. Na área educacional ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas serão finalizadas na Feira do Livro. É o caso do Prêmio Leitura na Escola e o Soletrando. Também será oferecido espaço para sessões de leitura, pintura e desenho. Ainda haverá oficinas de práticas esportivas.