O prefeito em exercício, Jefferson Olea Homrich e secretário da Saúde Moacir Auzani, realizaram nesta terça-feira (24/11), uma reunião de trabalho com os médicos que atendem nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) do município. O objetivo do encontro foi discutir diretrizes para manter o bom atendimento nas unidades da rede pública de saúde e otimizar os recursos ainda disponíveis, em plena fase de crise financeira.
De acordo com Homrich, a Prefeitura está enfrentando uma situação financeira complicada, com falta de recursos e atrasos em pagamentos de fornecedores. O prefeito explicou que diversos programas da saúde estão sem repasse do Governo Estadual e que o município está assumindo e suplementando os valores para manter os serviços em funcionamento, que onera os cofres da Prefeitura e acaba ocasionando a falta de recursos para investir em mais exames, medicamentos e outros.
O prefeito em exercício pediu que os profissionais mantenham a eficiência aos serviços prestados nas unidades de saúde do município, mas que estejam cientes da situação que se encontra a Prefeitura na hora de solicitar exames sem necessidade ou indicar medicação desnecessária. Segundo ele, 30% dos exames realizados pela Secretaria da Saúde não são retirados pelos pacientes, o que demonstra que, muitas vezes, são desnecessários e acabam por se tornar uma despesa para a Prefeitura, além de tirar espaço daqueles que realmente precisam.
Homrich destacou que a intenção é organizar e planejar junto com o corpo médico municipal e as equipes, uma fórmula de manter o bom atendimento a população, respeitando as condições orçamentárias e financeiras da Prefeitura. Segundo ele, serviços nas áreas da saúde são prioridade e por isso estão sendo tomadas medidas de cortes de gastos em outras áreas da Administração, mas que não prejudiquem a eficiência dos serviços prestados. O prefeito, por fim, agradeceu o excelente trabalho realizado pelos profissionais em suas unidades de saúde, e a atenção dispensada.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja