Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em São Borja, a Prefeitura através de uma ação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizou uma caminhada alusiva a data. A caminhada contou com a participação de profissionais da saúde, grupo LGTB, soldados do 2°RC MEC, Unipampa, IF Farroupilha e outras instituições.
A concentração do evento iniciou-se em frente à Prefeitura e o itinerário percorreu a Rua Cândido Falcão até o Parque General Vargas. Durante a caminhada foram distribuídos preservativos e material informativo.
Na ocasião, o médico Volnei Pires, destacou o trabalho de conscientização realizado em São Borja, através do SAE, bem como, a equipe de profissionais que dão o suporte através de palestras e orientações em escolas, universidades e outros locais. ressaltou que o município é um dos poucos do Rio Grande do Sul a ter em seu quadro o cargo de Reparadores de Danos, profissional responsável por orientar sobre DSTs, distribuir preservativos, entre outras ações.
O dia 1º de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de Luta Contra a Aids por uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja