A manhã de terça-feira (05/01), na Prefeitura foi marcada pela participação do coordenador da 12ª Coordenadoria Regional da Saúde, Antonio Pedro Sarzi Sartori, que realizou uma com a Secretaria da Saúde para discutir estratégias para combater o Aedes Aegypti.
O prefeito Farelo Almeida prestigiou a reunião que contou com a Vigilância Sanitária, equipe de agentes epidemiológicos, profissionais ligados à Saúde. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Municipal pediu empenho da equipe e destacou a necessidade dos colabores trabalharem com dedicação para suprir a demanda do trabalho.
O coordenador Antonio Sartori solicitou à Prefeitura que mobilize e conscientize à comunidade. Explicou que devido ao inverno ameno em 2015, com temperaturas relativamente altas para época do ano, e o excesso de chuvas nos últimos meses a probabilidade de multiplicação do Aedes Aegypti é muito provável. Sartori frisou que a única maneira de combater o mosquito responsável e vetor de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus é a prevenção e por isso é preciso organização e trabalhar com antecedência.
A equipe técnica ainda apontou o número de focos da dengue em São Borja no ano passado que chegou a 2400. Outro dado que preocupa a equipe técnica é número de residências fechadas no período de visitas dos agentes que contabilizou mais de 4000 casas.
Na ocasião, o secretário da Saúde Moacir Auzani e a diretora da Vigilância Sanitária Cláudia Kemmerich lembraram que a Prefeitura está buscando parcerias com outras instituições para combater o mosquito. Entre os apoios estão o suporte do 2° RC MEC e das Igrejas Evangélicas, através do Conselho de Pastores.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja