O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) dispõe da testagem rápida de Sífilis e HIV gratuitamente que apresentam o resultado em 15 minutos. A equipe alerta para que a população procure o SAE e as ESF’s do município para realizar os exames.
De acordo com o relatório do SAE, São Borja possui 96 casos de Sífilis adquirida somente este ano e 13 casos em gestantes. Em 2014, eram 55 casos de Sífilis adquirida e 9 em gestantes. As informações indicam um número crescente de casos.
A Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema Pallidum e os sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa.
A equipe do SAE informa que todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a Sífilis, principalmente as gestantes, pois é Sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.
Diagnóstico
Pode ser feito teste rápido ou exame laboratorial para diagnosticar a doença.
Sinais e sintomas da Sífilis
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas(ínguas), que surgem entre 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infetado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento as feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz, mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve e ao alcançar certo estágio podem surgir manchas em partes do corpo e queda de cabelos. A doença pode não apresentar sintomas por anos até o momento que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, entre outros.
Tratamento
O tratamento deve ser recomendado por um profissional da saúde. A penicilina ainda é o principal tratamento.
O SAE
O SAE, está localizado na Avenida Presidente Vargas com a Rua Riachuelo, atende das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas . O SAE realiza os exames gratuitamente e conta com o teste rápido de HIV e Sífilis que apresentam resultados em 15 minutos, e testes de hepatites são realizados no Laboratório de Fronteira, basta ter a requisição. O Serviço trabalha com prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras, além de possui preservativos femininos e masculinos e gel lubrificantes para distribuição permanente.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja