Aconteceu nestas terça e quarta-feira (22 e 23/09) a avaliação dos trabalhos enviados pelas escolas para a XI Edição Prêmio Leitura na Escola. A comissão julgadora deste ano é composta pelas professoras Liliosa Maciel Ribas, representando a Câmara Municipal de Vereadores, Terezinha Rodrigues Schiaffino Filha, da 35ª Coordenadoria Regional de Educação e Catarina Mendonça, representando a Secretaria Municipal de Educação.
As responsáveis pelo Prêmio Leitura na Escola na Secretaria de Educação (SMEd) desta edição são as professoras Elaine Flores e Míriam Bonetti Mélo. A secretária Maria Denise Lunardine do Amaral Cabral enfatiza que o projeto tem como objetivos incentivar e valorizar o hábito da leitura, tornando-se permanente na vida do educando, estimulando a capacidade de pensar.
Os estudantes classificados em 1º lugar em cada uma das 4 subcategorias receberão certificados com foto e obras literárias. Os bibliotecários e diretores recebem como premiação uma Menção Honrosa pela participação e apoio ao projeto.
No ano de 2011 o Projeto Prêmio Leitura na Escola, através de um projeto de lei criado pelo vereador Valério Cassafuz, ganhou um importante incentivo. Desde então, os alunos das escolas municipais participantes recebem um vale-livro, um valor para que possam adquirir livros durante a realização da Feira do Livro de São Borja.
Em 2015, 21 escolas participaram, 18 municipais e 3 estaduais, totalizando 6531 trabalhos enviados por 1419 leitores participantes. O valor do vale-livro ficou em R$ 7,00.
Nesta edição houve empate entre duas escolas, obedecendo aos critérios de avaliação constantes no regulamento. Os vencedores serão conhecidos em uma solenidade que acontecerá dia 4 de novembro, às 9 horas, na Câmara de Vereadores. A premiação será um computador com mobiliário e uma coleção de livros de literatura infantil e infanto-juvenil.