São Borja anuncia uma série de ações, ao longo do mês de maio, visando ampliar os níveis de conscientização na comunidade em relação à prevenção de acidentes de trânsito. Estará acontecendo a programação do movimento Maio Amarelo, sob coordenação da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Centros de Formação de Condutores e entidades representativas, como Sindilojas e Acisb.
Para o dia 07 de maio, às 9h, está programada uma blitz educativa em frente CFC Fronteira. Já em 15 de maio, a partir das 15h30min, está previsto o ‘Pedal Amarelo’, que percorrerá ruas da cidade, chamando a atenção para a necessidade de adequada observância às normas de trânsito. Trata-se de uma iniciativa que será realizada em parceria, mas sob coordenação do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL).
Já na tarde de 29 de maio, também para integração e conscientização, será promovida uma mateada no Parque Esportivo General Vargas, o Parcão da cidade. As diversas instituições parceiras estarão envolvidas na iniciativa.
Uma terceira atividade, para encerrar o ‘Maio Amarelo’, é prevista para o dia 31 deste mês. Às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Borja (Acisb) onde será promovida uma palestra. A finalidade será também chamar a atenção para condutas adequadas e conscientes de respeito às normas de trânsito.
Outras atividades de caráter pedagógico também estarão ocorrendo paralelamente com essas, desenvolvidas por empresas, escolas e outros apoiadores do Movimento.
O diretor em exercício do Departamento de Trânsito, Jéferson Flores, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST), informa que serão intensificadas as ações de sinalização de sistema viário urbano. A operação será no sentido de revitalizar toda a sinalização horizontal das regiões urbanas consideradas estratégicas. Do mesmo modo, em relação à sinalização vertical haverá revisão do sistema e, se necessário, peças serão repostas ou recuperadas.
Os vereadores Lindolfo Hardt, Edson Damião e Fabrizio Dipamil propuseram a mobilização em torno do Maio Amarelo em São Borja. O vereador Lindolfo coordenou as reuniões com os apoiadores para definir a programação do mês e destaca que o objetivo é promover uma ação conjunta entre o Poder Público e a sociedade civil, chamando atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo mundo. “Queremos efetivamente discutir o tema e engajar à todos em ações para propagar o conhecimento e conscientizar as pessoas, abordando toda amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, ressalta.
O prefeito Eduardo Bonotto observa que São Borja tem uma ampla região territorial e, por isso, são muitas as demandas na área de trânsito. “Apesar disso, com o grau de educação geral da nossa população e as medidas preventivas adotadas, são relativamente poucos os acidentes e infrações”, destaca o prefeito.
Texto e foto: DECOM PMSB