São Borja realiza programação alusiva ao Maio Amarelo

10

São Borja anuncia uma série de ações, ao longo do mês de maio, visando ampliar os níveis de conscientização na comunidade em relação à prevenção de acidentes de trânsito. Estará acontecendo a programação do movimento Maio Amarelo, sob coordenação da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Centros de Formação de Condutores e entidades representativas, como Sindilojas e Acisb.

Para o dia 07 de maio, às 9h, está programada uma blitz educativa em frente CFC Fronteira. Já em 15 de maio, a partir das 15h30min, está previsto o ‘Pedal Amarelo’, que percorrerá ruas da cidade, chamando a atenção para a necessidade de adequada observância às normas de trânsito. Trata-se de uma iniciativa que será realizada em parceria, mas sob coordenação do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL).

Já na tarde de 29 de maio, também para integração e conscientização, será promovida uma mateada no Parque Esportivo General Vargas, o Parcão da cidade. As diversas instituições parceiras estarão envolvidas na iniciativa.

Uma terceira atividade, para encerrar o ‘Maio Amarelo’, é prevista para o dia 31 deste mês. Às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Borja (Acisb) onde será promovida uma palestra. A finalidade será também chamar a atenção para condutas adequadas e conscientes de respeito às normas de trânsito.

Outras atividades de caráter pedagógico também estarão ocorrendo paralelamente com essas, desenvolvidas por empresas, escolas e outros apoiadores do Movimento.

O diretor em exercício do Departamento de Trânsito, Jéferson Flores, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST), informa que serão intensificadas as ações de sinalização de sistema viário urbano. A operação será no sentido de revitalizar toda a sinalização horizontal das regiões urbanas consideradas estratégicas. Do mesmo modo, em relação à sinalização vertical haverá revisão do sistema e, se necessário, peças serão repostas ou recuperadas.

Os vereadores Lindolfo Hardt, Edson Damião e Fabrizio Dipamil propuseram a mobilização em torno do Maio Amarelo em São Borja. O vereador Lindolfo coordenou as reuniões com os apoiadores para definir a programação do mês e destaca que o objetivo é promover uma ação conjunta entre o Poder Público e a sociedade civil, chamando atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo mundo. “Queremos efetivamente discutir o tema e engajar à todos em ações para propagar o conhecimento e conscientizar as pessoas, abordando toda amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, ressalta.

O prefeito Eduardo Bonotto observa que São Borja tem uma ampla região territorial e, por isso, são muitas as demandas na área de trânsito. “Apesar disso, com o grau de educação geral da nossa população e as medidas preventivas adotadas, são relativamente poucos os acidentes e infrações”, destaca o prefeito.

Texto e foto: DECOM PMSB