A Prefeitura de São Borja organizou uma força-tarefa para atender às demandas registradas após o temporal ocorrido na cidade nesta madrugada. Destelhamento de casas, quedas de árvores e postes de energia elétrica, alagamentos em alguns pontos e os problemas identificados.
Na manhã desta terça-feira (10/11), após vistoriar os bairros e vilas mais atingidas, o prefeito em exercício, Jefferson Olea Homrich reuniu-se com o secretariado municipal. A primeira atitude tomada foi suspender as aulas nas escolas da cidade e do interior do município por tempo indeterminado, visto que muitas escolas estão com a fiação elétrica exposta e apresentam alagamentos oferecendo perigo aos estudantes. Os alimentos perecíveis da merenda escolar serão retirados das escolas e armazenados em outro local.
Três equipes de servidores com motosserra, caçamba e caminhões da Secretaria de Serviços Urbanos está realizando o trabalho de corte de galhos e desobstrução de vias e calçadas públicas em bairros e vilas. A equipe da Assistência Social montou duas centrais de atendimento de demandas da população nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Arneldo Matter e Passo.
A Secretaria de Infraestrutura está verificando demandas nos locais atingidos, realizando serviços com as máquinas e equipamentos. Todas as ESF’S da cidade estão sem energia e por isso o atendimento está sendo realizado através do Samu e Hospital. A Secretaria de Desenvolvimento Rural já está percorrendo as localidades do interior para verificar as ocorrências e auxiliar os atingidos, bem como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está entrando em contato com a Associação de Comerciários para fazer uma levantamento de lojas e empresas atingidas.
Toda a coordenação dos trabalhos está sob responsabilidade da Defesa Civil do município, que está realizando um levantamento de residências atingidas e dos estragos causados pelo temporal para declarar situação de emergência. De acordo com o coordenador Elcio Carvalho, as vilas Santa Rosa e Mário Roque Weis são as mais prejudicadas. Ele alerta para que ninguém mexa em fios de alta tensão, pois pode haver corrente elétrica.
O Exército está auxiliando as equipes. A coordenação regional da Defesa Civil, através do Major Castro já foi comunidade da situação, assim como a Casa Civil. A AES Sul foi acionada pela Prefeitura já no início da manhã.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja