O Grupo do Programa de Controle do Tabagismo já iniciou seu primeiro grupo de trabalho esse ano. O programa é uma parceria do Ministério da Saúde, Instituto de Combate ao Câncer- INCA e Prefeitura de São Borja.
A psicóloga Laura Gattiboni que trabalha com o Grupo, explica como funcionam os encontros que contam com psicólogo, farmacêutico e médicos. No primeiro momento, são realizados quatro encontros, que seguem os manuais fornecidos pelo Ministério da Saúde. Ao final dos quatro encontros é realizada a avaliação médica, onde o participante será avaliado sobre a necessidade ou não do uso de medicação. Logo depois, durante 3 meses continuam os grupos de manutenção que visam controlar e principalmente cessar o uso do tabaco.
O grupo de apoio além de alertar sobre os malefícios do uso do cigarro, ainda trabalha como um grupo de auto- ajuda onde uma pessoa conta com a outra para superar a dependência. O tratamento conta com medicação que também é uma forma de dar suporte ao dependente. Os antidepressivos ajudam a conter a irritabilidade e ansiedade e os adesivos fazem a reposição da nicotina. Mesmo assim, Laura ressalta que o melhor tratamento é o que não faz uso desses medicamentos por também correr o risco de causar dependência.
De acordo com Laura, o trabalho nos grupos gera resultado positivo, muitas pessoas conseguem parar de fumar ou reduzir o uso de tabaco, mas quando não se alcança o objetivo o dependente pode participar de novos grupos.
Em São Borja, o Programa é coordenado pela psicóloga Laura Gattiboni e conta mais quatro profissionais: a psicóloga Lisiane Kessler, o farmacêutico Andrei Poersque e os médicos José Volnei Pires e Graciela Donini.
A equipe do Programa de Controle do Tabagismo comunica que em maio começará um novo Grupo , os interessados podem comparecer no primeiro encontro. A data de início será divulgada em breve.
Fonte: Decom/ Prefeitura de São Borja