Na real, tudo começa pelo planejamento, não só a comunicação de uma empresa. Quando recebi o convite do Deco para ter essa coluna fiquei tão feliz e empolgada que aceitei na hora. O planejamento prévio ficou de lado, o que ocasionou um hiato por aqui. Quando disse “sim” não contabilizei o tempo que levaria para vencer a burocracia. Estava no início da Cheers Comunicação e Conteúdo, organizando sala comercial, CNPJ, buscando clientes…Quem aí já empreendeu sabe que dedicação é fundamental. Depois veio a mudança de residência e, durante todo esse período, carreguei aquele sentimento de não estar dando conta de tudo (e não estava mesmo). Por isso, e para recomeçar, decidi falar exatamente sobre planejamento, primeiro passo para uma comunicação corporativa assertiva.
Antes de escolher as estratégias de comunicação que serão utilizadas em seu negócio é preciso ter bem claro o objetivo a ser alcançado. Feito isso, é hora de analisar se a realidade atual condiz com esse propósito ou se ele deve ser subdividido. Quando existe apenas um único e grandioso objetivo, o desânimo pode bater na porta ao checar os relatórios que apontam faltar muito para chegar lá. Criar metas de curto, médio e longo prazo, que levam até o objetivo final, não é só comum como também motivador. Assim, cada conquista vai fazer com que você e toda a equipe percebam o objetivo final cada vez mais próximo.
Podemos ter como exemplo um corredor que tem o sonho de se tornar maratonista. Seu primeiro objetivo é participar da corrida de São Silvestre, mas atualmente consegue correr apenas 3km. Vai ser preciso dividir em metas menores até chegar aos 15km da corrida. Sem contar que as estratégias e os recursos utilizados deverão ser ajustados conforme as metas forem sendo batidas. Afinal, a dieta, exercícios e suplementos para melhorar seu condicionamento físico hoje não serão os mesmo quando ele já estiver correndo 10km. Ou seja, até atingir os 15km serão necessários muitos relatórios de desempenho e novos planos.
Com o seu negócio é a mesma coisa. Durante o decorrer do percurso novas atividades e recursos de comunicação podem e devem ser implementados. Hoje existem inúmeras formas de comunicar sua marca diretamente para o cliente. As redes sociais são ferramentas extraordinárias para isso, mas se engana quem acredita que é apenas ter uma conta no Facebook ou Instagram e está tudo resolvido. Existe, sim, planejamento em redes sociais. Para extrair o potencial máximo dessa vitrine virtual é preciso dominar cada detalhe das ferramentas para usá-las ao seu favor. E para isso estarei aqui compartilhando dicas estratégicas!