COMO FUNCIONA O ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

62

Para falar a verdade todo mundo gostaria de saber exatamente como o algoritmo do Instagram funciona. A plataforma divulga uma posição clara e oficial sobre isso. Entretanto, realizar estudos e testes é rotina para quem trabalha com marketing digital e, com isso, foi possível chegar a algumas conclusões.

O Instagram quer que o conteúdo publicado seja mais profundo e menos superficial. Essa foi uma das razões pelas quais as curtidas não estão mais visíveis ao público, mas nem por isso o sistema deixou de contabilizá-las. Outra questão importante, ainda sobre esse assunto, é que o fato dos likes estarem ocultos não tem ligação nenhuma com a preocupação do Instagram em relação à saúde psicológica dos usuários. A mudança foi puramente comercial.

De qualquer forma, a curtida tem realmente um peso menor para o cálculo de engajamento de um post. Após muitos estudos e testes conseguimos identificar as ações que pesam mais para o sistema:

O gráfico aponta que, quanto mais complexa for a ação do usuário, mais relevante vai ser para o sistema. Por exemplo, para curtir basta um clique. Se você comentar, a notificação chega apenas para o dono da publicação. Se você compartilhar com alguém, você está ajudando o algoritmo na distribuição do post. Agora se você salvar, vai atestar que a publicação é verdadeiramente relevante.

Por isso, muitos artigos têm mostrado que o salvamento do post é cada vez mais importante. E isso foi comprovado nos testes: quanto mais vezes um post é salvo, mais pessoas ele alcança.

Vale lembrar que o algoritmo não é estático e a plataforma é dinâmica. Ou seja, as regras estão em constante mudança. Nos acompanhe nas redes sociais e fique ligado na nossa coluna aqui no site do Deco Almeida para ficar por dentro de todas as atualizações.

Intagram: @cheersconteudo

Facebook: fb.com/cheersconteudo