BEM-VINDO OUTONO!!!

71

Com a chegada da nova estação, chegam também diversos ingredientes sazonais, em especial uma grande variedade de legumes. E é evidenciando os legumes que hoje trago uma sugestão clássica de acompanhamento, um dos mais tradicionais pratos da culinária francesa, o Ratatouille, que além de nutritivo e cheio de cor, enche os olhos e desperta o paladar!

O Ratatouille, ao contrário do nome, é um prato super fácil de fazer e leva ingredientes simples e fáceis de ser encontrados.

Além de ser uma excelente opção para os vegetarianos, é um bom estímulo para quem costuma incluir poucos legumes no seu cardápio, além de garantir os benefícios das vitaminas, fibras e minerais existentes nos ingredientes. Então vamos à receita…

RATATOUILLE

Ingredientes:
 01 unidade de Berinjela grande;
 01 unidade de Abobrinha grande;
 01 unidade de Pimentão Verde;
 01 unidade de Pimentão Amarelo;
 02 unidades de tomate;
 02 unidades de cebola;
 01 xícara de Molho de Tomate;
 Azeite;
 Sal e Pimenta-do-reino a gosto.

Preparo:
Lavar e secar todos os legumes. Fatiar todos os ingredientes em rodelas e reservar.
Em um refratário de aproximadamente 25cm de diâmetro, dispor o molho de tomate cobrindo todo o fundo e em seguida iniciar a montagem do prato.

Para a montagem, alterne entre uma fatia de cada ingrediente, distribuindo em círculo, no sentido das bordas para o centro. Repita a sequência até preencher todo o refratário.
Temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto, regar com azeite, cobrir com folha de alumínio e levar ao forno pré-aquecido à 180º por aproximadamente 40 minutos; na metade do tempo (20min.) retirar a folha de alumínio e assar pelo tempo restante.
Servir quente!

-Por Cristiano Ferreira- Gastrônomo.