Secretaria Municipal de Cultura prepara programação especial para Semana Nacional dos Museus

21

O município de São Borja está preparando uma programação especial em alusão à Semana Nacional dos Museus, que acontece de 17 a 23 de maio. A coordenação dos eventos está à cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL), com apoio de outros setores da Prefeitura.

A recém empossada como titular da pasta, secretária Vânia Alves Cardoso, destaca que os cinco museus administrados pela administração municipal terão atividades inseridas na programação. A visitação aos museus, porém, será feita somente de forma virtual, em função da necessidade de distanciamento social e demais protocolos de prevenção à Covid-19.

Neste ano de 2021, o evento nacional tem como tema ‘Futuro dos Museus – Recuperar e Reimaginar’. Em São Borja, as casas culturais administradas pela prefeitura são o Museu Getúlio Vargas, o Memorial João Goulart, o Museu Missioneiro Apparício Silva Rillo, o Museu Ergológico da Estância e o Museu do Esporte, este último inaugurado recentemente, anexo ao Parque General Vargas.

Uma das propostas de atividade definidas para o Museu Getúlio Vargas, é uma programação de homenagem e resgate da obra do cantor, compositor e poeta são-borjense Telmo de Lima Freitas, que faleceu recentemente. Durante a da Semana dos Museus, a comunidade poderá acompanhar a programação por meio da página oficial da Prefeitura no Facebook, assim como, também, pelas plataformas digitais da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.