Nesta segunda-feira (30/11), a equipe da Vigilância Sanitária realizou uma ação do Dia D de Combate à Dengue no centro da cidade, onde foram repassadas informações e distribuídos materiais educativos.
A equipe também realizou diversas limpezas de pátios com focos de mosquitos, descartando recipientes que acumulam água, pneus, e recolhimento de lixo.
A Vigilância Sanitária alerta para Lei nº4432/2011 que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Prevenção e do Combate ao Mosquito de Dengue e dá outras providencias como o artigo 11 que caracteriza infração a constatação de criadouros ou focos de mosquito do gênero Aedes em locais vistoriados pela equipe de agentes endêmicos.
A diretora da Vigilância, Claudia Kemmerich explica que, de acordo com a Lei, os responsáveis pelos estabelecimentos públicos ou privados em geral, proprietários ou locatários devem realizar a manutenção da limpeza de seus imóveis, sem acúmulos de objetos e materiais orgânicos, evitando condições que proporcionem a proliferação de vetores causadores da dengue. Segundo ela, proprietários também não pode impossibilitar o acesso dos agentes endêmicos no locais para vistoriar a limpeza de pátios e terrenos.
O secretário da Saúde, Moacir Auzani pede que a população auxilie no combate à dengue, principalmente no centro da cidade, onde o número de focos é maior. Atualmente, existem mais de dois mil focos da dengue no município.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja