A Secretaria Municipal do Meio Ambiente anuncia ações práticas no sentido de monitorar eventuais ocorrências de poluição sonora na cidade. A iniciativa tem como finalidade preservar o sossego público e, ao mesmo tempo, conscientizar a comunidade.
Um servidor da secretaria está recebendo treinamento para operar adequadamente um aparelho de Decibelímetro. O equipamento é utilizado para medir os níveis de emissões sonoras. Com isso, será possível a detecção de ocorrências acima dos níveis permitidos.
O secretário Eugênio Dutra diz que a sua pasta já dispõe do equipamento, faltando a sua aferição que será feita pela PUCRS em Porto Alegre, especializada na área. Dutra diz que a ação já leva em conta a chegada do verão, quando normalmente é maior a poluição sonora na cidade.
A ideia, conforme o secretário, é reunir as empresas que operam o serviço volante de publicidade, para que também realizem aferição do seu sistema de som. Outra finalidade é orientar as empresas que é proibido carro de som próximo a hospitais, quartéis, escolas e órgãos públicos.
Texto e imagem: DECOM PMSB