São Borja passa a contar com novo serviço de esgotamento sanitário

32

São Borja passa a dispor, como serviço alternativo, de um caminhão de hidrojateamento e sucção. O veículo – que representam investimento de quase R$ 720 mil – foi entregue nesta quinta-feira pela manhã, em ato no saguão da Prefeitura. A iniciativa resulta de uma ação conjunta da Administração Municipal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan). A aquisição ocorreu com recursos do fundo de gestão compartilhada relativo ao contrato para as operações da Corsan em São Borja.

O prefeito Eduardo Bonotto destacou, em pronunciamento, que o novo serviço de esgotamento de fossas cépticas é mais uma opção aos usuários da Corsan. “Desde a nossa primeira gestão na Prefeitura, questionávamos pela conquista que agora se concretiza”, ressaltou. Acrescentou que “como se trata de uma escolha do cidadão, é natural que ele pague por isso, mas o pagamento pode ocorrer em 12 parcelas”.

O diretor de Operações da Corsan, André Finamor, ressaltou que as famílias de baixa renda terão subsídio para receber o serviço, pagando apenas 60% do custo e destacou que só as cidades de maior porte têm esse tipo de atendimento. O diretor também enfatizou “os pedidos permanentes do prefeito Bonotto à companhia, algo que também ocorre agora como presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS)”.

Em todos os discursos realizados no ato de entrega foram destacadas as obras em andamento na cidade para novas redes de esgotamento sanitário. As obras estão em andamento nos bairros do Passo e José Alvarez e mais toda a região centro-sul da cidade. “Ações deste tipo representam mais que investimentos, são maior qualidade de vida e conforto para a população”, afirmou o prefeito.

A cerimônia de entrega teve a presença, representando o município, do prefeito Eduardo Bonotto, do vice-prefeito Roque Feltrin e dos secretários municipais. Já a companhia de saneamento esteve representada pela senhora Eroni Lago, chefe de gabinete da presidência da Corsan em Porto Alegre, por seu diretor operacional, André Finamor e pelo gerente da unidade local, Manoel Joaquim Carvalho. Já Câmara de Vereadores marcou presença por seu presidente, José Luiz Machado, e parlamentares da base de apoio à Administração Municipal. Caroline Aquino representou o senador Luis Carlos Heinze, A Agesb (Agência Reguladora de Serviços Delegados de São Borja) igualmente esteve presente.

Texto e foto: DECOM SB