São Borja dá início às ações referentes a campanha de Setembro Amarelo

82

Na quinta-feira (19/08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma palestra na Câmara de Vereadores sobre Saúde Mental de Trabalhadores. A palestra foi ministrada pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Polyana Seifert.

Com o intuito de promover melhor saúde em ambientes de trabalho, a psicóloga abordou doenças ocupacionais, como a Síndrome de Burnout, doença ligada diretamente ao sistema emocional. O esgotamento profissional, que se apresenta a partir de sintomas de exaustão extrema e estresse, também foi um tema abordado por Polyana, onde ela apresentou formas de prevenção e solução para o problema.

Iniciada em 2015, a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo prevenir e reduzir o número de suicídios entre a população brasileira. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro comenta que o objetivo da palestra realizada é prevenir os efeitos de possíveis doenças voltadas ao emocional nos trabalhadores. “Durante todo ano, precisamos falar sobre as consequências de um emocional abalado, por isso, agora em agosto já iniciamos projetos que vão perdurar por todo mês de setembro. Nossa intenção é conscientizar e prevenir”, afirmou.

Texto e imagem: DECOM PMSB