Operação de limpeza prepara a cidade para o final de ano

16

Caminhões-caçamba, pá-carregadeiras, roçadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e outros equipamentos de apoio vêm sendo utilizados para um amplo mutirão de limpeza e arrumação da cidade. A operação em curso, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMISUST) se desenvolve em todos os quadrantes da cidade, nos acessos, em ruas de chão ou pavimentadas. O secretário da pasta, Moacir Tiecher afirma se tratar de um trabalho de rotina, mas desta vez com uma motivação adicional: preparar São Borja para o Natal e o Ano Novo.

Nos acessos principais da cidade a operação começou no início de novembro, avançando, gradativamente, para as áreas centrais. “Em muitos acostamentos, está sendo necessário serviço de roçada e uma limpeza mais demorada”, explica o secretário. Nas laterais das vias sem asfalto ou calçamento, ocorre desobstrução de valas e sistemas de escoamento, com retirada da terra ou da vegetação acumulada.

Já nas ruas com pavimentação, operários desenvolvem serviço de capina e retirada, inclusive, da terra acumulada pela chuva. A operação ainda revisa o sistema de sinalização – horizontal e vertical -, enquanto outra equipe faz repintura dos meios-fios. Além de funcionários da Prefeitura, apenados do Presídio Estadual também prestam serviços. A cada dia trabalho, eles diminuem um dia de pena.

O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que em 2021, São Borja terá um final de ano mais alegre e colorido. Ele chama a atenção para a ativação de mais de mil e trezentas luminárias em led nos principais corredores de circulação urbana, no Cais do Porto e nas Fontes de São João e de São Pedro. São luzes para a iluminação pública – mais duradouras e eficientes – oferecidas pela empresa RGE. “Além disso, estamos ampliando a iluminação e colorindo também as nossas praças”, lembra o prefeito.

———-

 

Foto e texto: DECOM PMSB