InícioCOTIDIANOMuseu da Estâ...

Museu da Estância realiza homenagem a Rossini Rodrigues

Na noite de segunda-feira (22/05), o Museu Ergológico da Estância realizou o seu evento alusivo à 21ª Semana Nacional dos Museus. Este ano, a Semana traz como tema: Museus, Sustentabilidade e Bem-estar. Para marcar a temática, o Museu da Estância homenageou o artista plástico são-borjenses, Rossini Rodrigues, através da exposição “Arte, Terra, Barro” que faz alusão aos 32 anos de carreira do artista.

Premiado e reconhecido, o artista ganhou projeção internacional representando o Estado do Rio Grande do Sul como um dos 10 representantes do Brasil no Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e o Caribe numa promoção da Unesco em parceria com o Sebrae. Com a obra “O Bolicho” ficando classificado entre as sete obras mais relevantes concorrendo com 16 representantes dos países latino-americanos durante o Encontro Internacional de Negócios de Artesanato que aconteceu em Salvador, Bahia de 5 a 8 de agosto de 2004. As suas obras estão presentes nos países: Moçambique, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

Durante a cerimônia de abertura da exposição, o Secretário de Cultura, Edson Damião falou sobre a importância de Rossini para o cenário cultural de São Borja e também agradeceu toda equipe da SMCTEL pelo empenho em realizar o evento. Finalizando, ele convidou à todos para cantar o Parabéns Crioulo, para homenagear o artista que completava aniversário.

Ao longo da noite, muitas homenagens de diversas autoridades, amigos e familiares marcaram o evento que finalizou com a exibição de um vídeo com depoimentos sobre o artista.

O Prefeito Eduardo Bonotto destacou o trabalho do artista que é reconhecido internacionalmente. “Suas peças são verdadeiras relíquias valorizando os ambientes em que se encontram. Para nós são-borjenses é um orgulho termos um artista de tanta qualidade e que tão bem retrata a nossa cultura em suas obras. Parabéns ao Rossini pelos 32 anos de carreira e que os próximos anos sejam ainda melhores!”, enfatizou Bonotto.

Rossini agradeceu às homenagens recebidas afirmando: “receber todo esse carinho e afeto através dessa linda homenagem faz com que eu ganhe ainda mais motivação para seguir realizando meu trabalho com muito amor pela minha terra. Muito obrigada a todos os envolvidos!”.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Roque Feltrin; o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Reinaldo Garcia; o presidente da Câmara de Vereadores, Élvio Feltrin e os vereadores Roni Martins, Jefferson Homrich, Deise Silva e Lins Robalo. Além da diretora do Museu dos Angüeras, Marlene Motta, representantes da imprensa, de instituições de ensino, do Exército e de entidades de classe, bem como, a família e amigos do homenageado.

Texto e imagem: DECOM PMSB

Redação
Redaçãohttps://decoalmeida.com.br/
Revista Digital de todos os acontecimentos do círculo social e público da cidade de São Borja e Região.
ARTIGOS RELACIONADOS