A Prefeitura recebeu por doação uma possível obra de arte barroco missioneira. O busto, entalhado em madeira, encontrava-se na localidade de Serrinha do Iguariaçá, numa propriedade particular, e foi doado ao Município de São Borja pelo padre Irineu Guedes Machado.
O Barroco Missioneiro ocorreu nos Sete Povos das Missões e é considerado a primeira manifestação do estilo Barroco no Brasil. Esse estilo foi trazido pelos padres jesuítas que vieram ao Brasil, durante o período colonial, com a missão de converter ao Cristianismo os povos indígenas que habitavam essa região. A peça fará parte do acervo do Museu Missioneiro Apparício Silva Rillo e já está disponível ao público para visitação.
O Prefeito Eduardo Bonotto agradece a doação e reafirma a relevância de atos como esse: “Essa importante obra contribuirá para o acervo do nosso museu e além de ficar em local apropriado para sua conservação, também facilitará o acesso da população à arte. Por isso, enquanto Administração Municipal estamos muito felizes em receber essa peça e agradecemos ao querido padre Irineu pela doação desta grande obra de arte à nossa cidade”, afirmou Bonotto.
Texto e foto: DECOM PMSB