Desde a última semana, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST) e da Defesa Civil do município está monitorando a suba do Rio Uruguai, que na manhã desta quarta-feira (11/10), já marca 12,12m acima do nível normal. Ao todo, entre moradores e estabelecimentos da região ribeirinhas, 64 famílias, em torno de 210 pessoas, já foram afetadas pela enchente que já pode ser considerada a maior de 2023 em São Borja. Destas famílias, algumas encontram-se abrigadas no Ginásio Municipal Cleto Dória Azambuja no Bairro do Passo, ou então, a sua maioria, em casas de familiares e amigos.
O suporte das equipes que atuam no apoio e auxílio aos atingidos é constante, seguindo com cronograma, as frentes de trabalho da SMIESUST e Defesa Civil, auxiliam no transporte dos pertences, bem como realizam a orientação aos moradores dos locais em que as águas se aproximam, garantindo também a segurança e bem-estar de todos.
O Secretário da pasta da SMIESUST e também Coordenador da Defesa Civil local, Moacir Tiecher ressalta “a orientação é para que os moradores que não fiquem nos lugares inundados ou com risco de água, o monitoramento é contínuo, nossas equipes estão prontas e aptas para ajudar e contribuir da melhor forma, garantindo todo o suporte aos atingidos pelas cheias do Uruguai”.
O Tiecher ainda frisa que a previsão é que o Rio Uruguai siga subindo nas próximas horas devido ao grande volume de chuva já registrado no Estado e na região sul do país.
Em caso de emergência, a orientação do Governo Estadual é para que entre em contato com os números 190/193.
Texto e foto: DECOM PMSB