Na noite desta quinta-feira, 08, aconteceu a inauguração da Clínica de Hemodiálise Celestino Rigo e, também, foi apresentado aos convidados o novo prédio da instituição. Infraestrutura que dispõe, além do espaço da Hemodiálise, de quatro unidades de internação: Unidade 600 com 12 leitos semi-privativos, convênio. Unidade 700 – Pediatria com 14 leitos, sendo três leitos convênios privativos e semi-privativos e 11 leitos SUS, essa unidade também conta com uma brinquedoteca e lactário. Unidade 800 com 22 leitos SUS e Unidade 900 com 15 leitos SUS. Em cada andar assistencial há um posto de enfermagem. Já no térreo, estão alojados dois setores administrativos: compras e manutenção; vestiários; sala de descanso e refeitório.
A ocasião, portanto, marcou uma conquista recente e histórica para São Borja, o credenciamento do Centro de Hemodiálise do Hospital Ivan Goulart junto ao SUS, fato que foi confirmado pelo Ministério da Saúde no mês anterior, em 04 de agosto. A partir de então, o Hospital ficou habilitado como Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica com Hemodiálise e nos Estágios 4 e 5.
Esse momento só se tornou possível graças a um trabalho incansável de anos da instituição, em conjunto com autoridades, para que esse serviço viesse a acontecer, de modo a contemplar toda a comunidade. Pode-se afirmar que a habilitação da Clínica de Hemodiálise representa credibilidade e qualidade no serviço, tanto em nível de estrutura quanto em nível profissional.
O novo Centro Clínico do HIG também traz uma homenagem ao senhor Celestino Rigo, filho de Ema e Luis Rigo, casado com Vali Rigo e pai de Maria Cristina (in memorian), Neiva Terezinha (in memorian), Izidro, Lourdes, Luiza, Sônia, Roselaine e Celso Rigo. Celestino é natural de Porto Lucena.
No momento, em fala, o presidente do Hospital, Pedro Machado, agradeceu a todos os agentes que somaram ações em prol da realização deste trabalho e, principalmente, à família Rigo, em que destacou os ensinamentos deixados pelo senhor Celestino Rigo. Ele também ponderou a relevância da clínica em benefício aos pacientes, pois a infraestrutura é de primeira e os profissionais qualificados.
O vice-presidente do HIG, Celso Rigo, que também é filho de Celestino Rigo, salientou que é mais uma inauguração da instituição, com uma tecnologia de última geração, com muito espaço e muita comodidade para que os pacientes tenham um bom atendimento. Ainda conforme ele, a clínica também já teve uso durante a pandemia em seu período mais crítico, quando 15 leitos foram destinados para atendimento de pacientes com Covid-19. Além disso, ele fez o seu agradecimento a todos os presentes e aos colaboradores do Hospital e, em nome de todos os seus familiares, prestou homenagem ao seu pai, Celestino Rigo.
Também fez uso da palavra o prefeito do município, Eduardo Bonotto, e parabenizou a todos pelo trabalho em prol da comunidade são-borjense e da região.
Ainda na ocasião, marcaram presença os familiares de Celestino Rigo, o Vereador Lindolfo Hardt, que representou o presidente do Legislativo Municipal, Adão Santiago Floriano, o Vereador José Luiz Rodrigues Machado, que representou o Senador Luis Carlos Heinze, a Secretária de Saúde do município, Sabrina Loureiro, os membros da provedoria do hospital, os coordenadores instituição, a diretora executiva, Fernanda Bonotto, que representou todos os colaboradores e a Gerente de Enfermagem, Fábia Ramos. O Diretor Clínico, Jonas Hickmann, o Diretor Técnico, Roberto Della Pasqua, a Dra. Vera Lemos, a Dra. Juliana Froes e demais médicos do Corpo Clínico.
Texto e Imagens: Assessoria de Comunicação e Imprensa – HIG.