Hospital Ivan Goulart e a segurança dos atendimentos diante a pandemia

134
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

1) Cuidados com a saúde

Toda a comunidade está vivendo tempos de inseguranças e medos decorrentes do coronavírus / COVID-19. Muitas pessoas vivendo em total isolamento, conforme orientação das autoridades para evitar o contágio da doença em massa. Porém, algumas pessoas têm deixado de procurar atendimentos de saúde e realizar exames necessários, e muitas outras doenças continuam agindo e podem se complicar se não forem tratadas.

O Hospital Ivan Goulart alerta que o tratamento de doenças crônicas não deve ser interrompido, mesmo durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Ainda, enfatizamos o aumento do risco que uma pessoa corre ao negligenciar sintomas que precisam ser investigados o mais breve possível. Nosso hospital possui os mais rigorosos padrões de qualidade e garantimos que nossos ambientes e atendimentos são seguros para todas as pessoas e todos os tipos de diagnósticos.

2) Organização do hospital

Considerando todos os cenários e preocupações com a saúde da comunidade e colaboradores, o Hospital Ivan Goulart implantou novas rotinas e novos fluxos para garantir a segurança de todos. De um modo geral, foram criados leitos de isolamento exclusivos para COVID-19, foram revistas as escalas de trabalho dos colaboradores a fim de reduzir contatos e aglomerações por turnos. As roupas são levadas para lavanderia em novo fluxo para o manuseio e com contêiner de transporte fechado. Os resíduos são enquadrados na Classificação de Risco dos Agentes Biológicos e estão sendo identificados separadamente conforme determinação da ANVISA. E ainda, cancelamos as visitas para poder reduzir as circulações no ambiente hospitalar.

3) Fluxos e rotinas de prevenção e segurança

– Cirurgias Eletivas

O sistema de agendamento foi mantido para garantir a segurança dos procedimentos, considerando a necessidade das cirurgias para o tratamento e o cuidado da saúde em outras doenças de pacientes. Seguindo criteriosamente os protocolos de segurança para todos.

– Serviços (ONCO, ENCO, CDI, Banco de Sangue)

No atendimento dos serviços de diagnósticos e tratamentos de doenças como: o Centro de Diagnóstico por Imagem, Banco de Sangue, Centro de Oncologia, Centro Oftalmológico e Centro de Endocospia e Colonoscopia, tivemos a preocupação de manter o funcionamento considerando o distanciamento e solicitamos que pacientes, quando fosse possível, viessem sem acompanhantes para evitar aglomerações. As cadeiras de esperas foram sinalizadas de acordo com as normas de distância.

– Pronto Atendimento

Realizamos mudanças no fluxo de atendimento e nova forma de triagem. Foi dividido o acolhimento para cada tipo de pacientes: COVID-19 e não COVID. Além disso, disponibilizamos máscaras para pacientes suspeitos e os atendimentos são realizados separadamente em áreas exclusivas.

– Equipamentos de Proteção e higienização das mãos

Foram fornecidos a todos colaboradores equipamentos de proteção individual. Os cuidados foram redobrados e foram adquiridos maior quantidade e novos modelos, conforme orientações do Ministério da Saúde. Disponibilizamos álcool spray 70% para desinfecção das mãos em todos os ambientes, entradas no hospital, acesso ao ponto dos colaboradores. Em todos os lavatórios há sabão líquido e papel toalha.

– Higiene de ambientes

Nossos espaços são esterilizados com produtos especiais resistentes à vírus e bactérias. Também são higienizados e desinfetados superfícies e ambientes seguidamente.

– Profissionais capacitados

Desde o início da pandemia na China, criamos uma organização para capacitações dos profissionais de todos os setores para tratar sobre as primeiras informações e protocolos do Ministério da Saúde sobre doença, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Segurança do Trabalho e Educação Continuada. São orientações que se estendem desde o tempo inicial, a chegada da COVID-19 no Brasil e Rio Grande Sul, sobre medidas de segurança e protocolos operacionais.

O HIG é seguro!

Por fim, ressaltamos que um hospital é um espaço de muita higiene e prevenção de infecções, existe um setor exclusivo para tratar e evitar contaminações. Diante do COVID-19, todos os cuidados foram redobrados e podemos garantir que todos os ambientes estão protegidos e sem contato de unidades de isolamentos.

Instituições hospitalares possuem leis e normas diferenciadas, assim como utiliza produtos de limpeza, atua com rotinas e condutas especiais para proteção à saúde de pacientes e trabalhadores diante da permanente exposição ao risco de contaminação de diversas doenças.

*Fique tranquilo em vir até o hospital se precisar cuidar da sua saúde!

*** Sua saúde não pode esperar o coronavírus passar.