Saiu no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (02/12), a homologação do Decreto de Emergência de São Borja, em decorrência ao último temporal de novembro. A homologação do Governo do Estado autoriza o município receber auxílio da Defesa Civil do Estado. O Decreto passa a vigorar no prazo de 180 dias.
O temporal que atingiu São Borja no dia 10 de novembro, danificou mais de 180 casas, ocasionando prejuízos em estradas, prédios públicos e deixando o município sem energia elétrica, água, internet e telefone.
No dia 12, após reunir o secretariado e realizar o levantamento dos prejuízos, o prefeito em exercício Jefferson Olea Homrich assinou o Decreto Municipal de Emergência.
Após o município declarar situação de emergência, no dia 17, o Jefferson Olea Homrich esteve em Porto Alegre e protocolou na Defesa Civil Estadual o Decreto de Emergência.
A resposta do Estado chegou nesta quarta-feira (02/12), o Decreto de Emergência possibilita o município a receber da Defesa Civil ajuda humanitária como cestas básicas, colchões, kits limpeza e kits de higiene e fortalece para que receba futuramente do Governo Federal a ajuda para recuperação de estradas, saneamento e doação de telhas.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja