Secretaria da Saúde organiza caminhada alusiva ao Janeiro Branco

8
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), está preparando atividades relacionadas à Campanha Janeiro Branco, que é a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Para chamar atenção da sociedade sobre o assunto, está sendo organizada uma caminhada no dia 17 de janeiro, às 9 horas, com saída do Parcão até a Praça XV de Novembro. Toda a comunidade é convidada a participar.

Com o tema “Precisamos falar sobre Saúde Mental”, em 2020, a Campanha Janeiro Branco convida todo mundo a pensar em formas, estratégias, temas, questões, assuntos, ações, iniciativas e abordagens capazes de inspirar e de estimular as pessoas e as instituições sociais a refletirem sobre Saúde Mental e as suas variadas facetas, as suas múltiplas dimensões. Além disso, é uma campanha dedicada a sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.

“Essa é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. Por isso, a SMS através da equipe do CAPS, está empenhada em trazer as corretas informações sobre tudo o que pode produzir Saúde e Saúde Mental nas vidas dos indivíduos, pois, precisamos falar sobre Saúde Mental e ensinar os indivíduos a pensarem sobre as condições pessoais, sociais, materiais, culturais, subjetivas e objetivas nas quais se relacionam e nas quais vivem”, explica o secretário responsável pela pasta, José Luiz Machado.