Começa a programação da Semana da Pátria

65
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

Depois da realização do 18º Festival de Bandas Escolares, em 17 de agosto, e após recepção da centelha do Fogo Simbólico, no dia 20, neste domingo, 1º de setembro, será a vez da cerimônia de abertura oficial da programação da Semana da Pátria/2019 em São Borja. O evento vai assinalar os 197 anos de independência política do Brasil.

O ato de abertura oficial da programação ocorrerá às 8 horas deste domingo na Plataforma Cívica Teotônio Vilela, localizada na Praça XV de Novembro. As atividades se estenderão até o dia 7, com quatro desfiles cívicos – dois em localidades do interior do município e dois na cidade.

A cerimônia começará de fato às 7h45min, com a condução da centelha do Fogo Simbólico a partir da Cruz Grande no 2º RC Mec. Militares do Exército farão a condução até a praça central da cidade, onde a centelha seja mantida na Pira da Pátria até o dia 7. Escolas, universidades e instituições militares se revesarão em guarda cívica do local.

Na Praça XV de Novembro e no seu entorno são previstas atividades em caráter permanente durante a Semana da Pátria. Ao longo do período, no turno da tarde, ocorrerão apresentações de bandas das escolas de São Borja. Serão algumas das bandas das escolas que se apresentaram no festival no último dia 17, no Cais do Porto.

Para o dia 2 de setembro, segunda-feira, das 8 às 17 horas, está confirmada a realização do tradicional Pedágio Verde-Amarelo. Trata-se de iniciativa do Lions Clube, que recolhe contribuições da comunidade, nas ruas centrais. O objetivo é ajudar na manutenção da Apae e da Escola Cyro Ferreira.

Desfiles

A Secretaria Municipal de Educação confirma a primeira parada cívica desta Semana da Pátria já para este domingo. Será às 10 horas em Nhu Porã, com participação das escolas Militina Alvarez e Liberato Salzano da Cunha e da unidade do Exército.

Já para 4 de setembro, quarta-feira, a partir das 14 horas, acontecerá o segundo desfile do interior do município. Será na localidade de Timbaúva. É prevista a participação de representações de oito Escolas do Campo e do 2º RC Mec.

As duas paradas cívicas que tradicionalmente são realizadas na cidade acontecerão, ambas, em 7 de setembro. No centro da cidade, na Rua General Marques, os desfiles serão a partir das 8 horas, com participação de 50 diferentes representações. No bairro do Passo, na Rua Francisco Miranda, a parada cívica será a partir das 16 horas, com 20 representações confirmadas. Nos dois casos, participarão escolas, universidades, unidades do Exército e de segurança e ainda instituições comunitárias.