Projeto CAI na Música também formará coral de canto

111
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

O projeto CAI na Música, que, há algumas semanas, já oferece aulas gratuitas de violão, violino e flauta doce, vai agora ser ampliado em São Borja. A próxima iniciativa a ser desenvolvida é a de formação de um grupo de canto-coral, segundo confirma a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que coordena a iniciativa. O grupo será formado por 30 estudantes da rede municipal de ensino.

Participarão do coral crianças e adolescentes até os 14 anos. São alunos das escolas municipais Neith Aragon Motta, Cândida Vargas e Vicente Goulart. O grupo se chamará ‘Canarinhos de São Borja’ e terá ensaios nas terças e quintas-feiras, às 14h30min, na Escola Vicente Goulart. As aulas serão ministradas pelo professor de Música Cecílio Guimarães, com colaboração de Antônio Carlos Camargo, o Cacaio.

A previsão é que o coral incorpore no seu repertório os hinos de São Borja, Rio-Grandense e o Nacional, além de peças similares de manifestação cívica. A meta, ainda, é trabalhar a interpretação de músicas do acervo cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O secretário de Cultura, Íbaro Rodrigues, ressalta que o grupo deverá oferecer uma importante contribuição à comunidade e também em apoio às atividades da Banda Municipal Tusnelda Lima Barbosa. “A nossa intenção, com a iniciativa, é que em muitos eventos festivos ou solene o coral possa levar nossos hinos ou canções mais populares, como faz a banda”, planeja o secretário. Além disso, a intenção é que as crianças e adolescentes possam despertar seu interesse e seu talento pela música e a criação artística de modo geral.