Abertura do Mês Farroupilha acontece neste domingo

63
Fonte: Departamento de comunicação Prefeitura de São Borja

O status de São Borja de Capital Gaúcha do Fandango confere à cidade algumas iniciativas pioneiras no Rio Grande do Sul, em defesa da cultura tradicionalista. Depois do destaque estadual do ‘Dia de Campo, no início de julho, vem agora o Mês Farroupilha. Assim, bem mais do que uma semana, como normalmente ocorre no Rio Grande do Sul, todo o mês de setembro será de atividades em São Borja.

Acontece neste domingo (1º/09), no Cais do Porto, a abertura oficial da programação. A partir das 17h30min, o local receberá a comunidade, já com eventos de culto à cultura gaúcha. A Prefeitura assumiu a coordenação geral do Mês Farroupilha, mas em parceria com as entidades tradicionalistas, 35ª Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar e outras instituições.

Na abertura da programação o público assistirá apresentações de invernadas artísticas de escolas e entidades tradicionalistas da cidade. Na sequência, acontecerá o ‘Fandango de Ramada’ – ao ar livre, como ocorria à moda antiga. O grupo Garotos de Ouro garantirá a animação musical. Esse evento é realizado com o apoio do Sesc.

Outros eventos

O cronograma de atividades para todo o mês será conhecido na quarta-feira, dia 04/09. Nessa data, haverá um jantar, no PTG João Manoel, quando o presidente da Comissão Central dos eventos, Edson Damião Ribas, lançará e detalhará livreto de informações e o cronograma dos eventos.

Duas datas tradicionais têm, de antemão, atividades confirmadas. Em 13 de setembro é a chegada da Chama Crioula, na Praça XV de Novembro. Até o dia 21 de setembro as entidades realizarão seus jantares e bailes típicos.

Já o Executivo, de 14 a 19 de setembro, desenvolverá uma série de atividades no saguão da Prefeitura e também no Recanto do Gaúcho, que fica na Praça XV. Todas as ações da Prefeitura nesses dois locais serão gratuitas e abertas ao público.

O grande destaque no cronograma de festejos será o desfile tradicionalista de 20 de Setembro, o Dia do Gaúcho. Espera-se grande público no Desfile Farroupilha para acompanhar a passagem de todas as entidades com seus piquetes afiliados. Esse ano o tema abordado é “Paixão Côrtes: vida e obra”.

Recomendações

A Inspetoria de Defesa Agropecuária segue alertando para os cuidados sanitários a serem observados em relação aos equinos que serão utilizados para o desfile do dia 20 de setembro. Os proprietários ou responsáveis pelos animais precisam apresentar na Inspetoria, com antecedência, atestado negativo para as patologias equinas do Mormo e da Anemia Infecciosa.

Numa mesma coleta de sangue é possível a obtenção de material para os dois exames. Os laboratórios, entretanto, levam cerca de 15 dias para emissão de laudos. A recomendação, com isso, é para que os encaminhamentos sejam feitos com brevidade. À medida que a Inspetoria der liberação sanitária, fornecerá Guia de Trânsito Animal (GTA) e uma pulseira de identificação de cada equino. No dia do desfile haverá fiscalização.