Centro Cirúrgico Do HIG – Referência Regional

155

O Hospital Ivan Goulart investe em práticas e acompanhamentos de saúde preventiva, e, também, disponibiliza todo suporte necessário para casos complexos. Neste sentido, o Centro Cirúrgico da instituição é essencial em casos de doenças e patologias que demandam cirurgia – setor vital para salvar vidas. Além disso, a unidade também é referência em cirurgias plásticas, pois dispõe de toda a infraestrutura necessária para realização de cirurgias em todas as áreas da saúde.

Logo, o bloco cirúrgico do HIG possui cinco salas de cirurgia, sendo uma delas própria para cirurgias de cesáreas e uma sala inteligente, onde são realizadas as cirurgias por vídeo, com monitores acoplados. As demais salas contam com a tecnologia da “torre de vídeo”. Em média, são realizadas 300 cirurgias mensais.

A equipe do administrativo do Centro Cirúrgico, conta com enfermeiros, técnicos em enfermagem e colaboradores do setor de higienização. Além de, médicos anestesiologistas e instrumentadores de cirurgia. Já, os cirurgiões são terceirizados são de diferentes especialidades. A Coordenadora do CC, Michele Welter, comenta sobre o fluxo de cirurgias diário do HIG: “não temos limite. Em média, realizamos 10 ou 11 cirurgias por dia, porém, sempre surgem urgências”. O paciente é prioridade e, assim, o Centro Cirúrgico busca prestar todo suporte necessário em quaisquer circunstâncias.

Antes da cirurgia, a equipe realiza uma entrevista com o paciente, além de fazer perguntas sobre alergias e o estado clínico atual. Depois do checklist, o paciente é preparado para entrar na sala de cirurgia. Em caso de traumas ou emergências, as cirurgias precisam ser realizadas imediatamente. Michele Welter ressalta: “evitamos ao máximo fazer cirurgia em um paciente que não esteja em jejum, mas se caso entrar em via de porta aberta uma emergência e trauma, não temos outra opção a não ser dar início a realização do processo”.

A preparação da equipe cirúrgica também deve atender pré-requisitos antes da operação. O primeiro passo é o profissional passar pelo vestiário, onde coloca uma roupa especial e esterilizada, depois há a lavagem das mãos nos lavabos dentro do bloco cirúrgico, para eliminar todo e qualquer microrganismos – a paramentação cirúrgica adequada é essencial. A seguir os profissionais entram na sala de cirurgia e seguem os protocolos indicados para cada caso. A equipe que compõe uma sala cirúrgica tem à disposição um cirurgião; dois circulantes; um anestesista geral; e um instrumentador.

 

Para a coordenadora do Centro Cirúrgico, o Hospital Ivan Goulart conta com um serviço neste segmento de extrema qualidade: “hoje, o HIG, não perde para nenhum hospital de referência. A instituição disponibiliza todos os equipamentos necessários, de última geração. Os carrinhos anestésicos também são de ótima qualidade – uma das melhores marcas que tem”.

Por fim, a diretoria do hospital, salienta que uma das principais prioridades da gestão atual é trabalhar em prol de todas as pessoas, o que significa que os investimentos em saúde estão sempre em constante movimento, no intuito de atender toda e qualquer demanda dos pacientes atendidos.

Texto e foto: ACI – HIG