Como Estudar

17

Como Estudar

Estudar bem envolve uma combinação de disciplina, organização e estratégia. Com base no texto de Leandro Karnal intitulado “Como Estudar” publicado no site do Estadão em 14 de novembro de 2018 trazemos alguns tópicos e dicas!

A primeira pista é a regularidade. O cérebro responde à rotina com entusiasmo. Se puder, estude sempre nas mesmas horas, acordando no mesmo horário e no mesmo lugar quando possível. Estudo não precisa de inspiração, vontade ou dia propicio, então estudar deve fazer parte da sua rotina.

Foco é tudo! Nunca se pode estudar com fonte de comida permanente por perto, janelas que se abrem para paisagens interessantes. Sempre e acima de tudo: não é possível estudar com celular anunciando mensagens. O maior inimigo da concentração é o smartphone.

Um bom estudante é alguém metódico, focado e que tem clareza madura sobre o que deseja. Concentração é treino! Fique atento ao ritmo e faça esquemas, listas de conceitos, frases importantes, ideias centrais emolduradas com cores e vá constituindo folhas organizadas. Reveja muitas vezes o que escreveu e como escreveu, varie fale em voz alta e reflita sobre os conceitos estudados.

Nem sempre dispomos de ambientes ideais para estudar mas devemos ter noção e tentar criar ambientes agradáveis e que estimulem as capacidades de aprender. E, por fim, não se esqueça de cuidar da sua saúde física e mental, garantindo horas adequadas de sono, alimentação saudável e momentos de descanso, pois um corpo e mente saudáveis são fundamentais para um estudo eficaz.