Fundada na década de sessenta pelo Poder Público Municipal, a Biblioteca Pública Municipal Getúlio Vargas continua sendo um dos principais referenciais em termos de cultura e educação em São Borja.
Dirigida pela professora Norma Bouchet Gonçalves a Biblioteca Getúlio Vargas se faz presente no cotidiano da cidade apresentando sempre surpreendentes estatísticas aprovando a grande procura de público pelo acervo que oferece.
Hoje ela conta com um total de vinte e duas mil duzentas e noventa e uma obras de cunho literário e de pesquisas, apresentando mensalmente a presença de 800 de leitores, pois é também considerada uma das bibliotecas mais completas do interior do Estado totalmente informatizada.
Segundo Norma Gonçalves o leitor também dispõe no estabelecimento de empréstimos de livros e o banco de trocas de obras repetidas. A Biblioteca Municipal Getúlio Vargas está localizada na Travessa Albino Peifeir e atende ao público de segunda a sábado nos horários das nove as doze e das quatorze horas até as dezessete.