Na próxima semana continuam as assembleias municipais na Fronteira Oeste, com objetivo de definir demandas da Consulta Popular em 2018 a serem definidas neste ano. Em São Borja e Itacurubi as assembleias serão na quinta-feira, seis de julho, e depois, no dia sete, em Maçambará e Itaqui.
Em 11 de julho, às 9h30min, ocorre assembleia regional em São Gabriel, para os preparativos finais para a votação do ranking de demandas, via internet, dias primeiro, dois e três de agosto. O governo gaúcho está destinando R$ 60 milhões para as demandas da sociedade gaúcha.
Em São Borja, a assembleia municipal da Consulta Popular na quinta-feira será na Câmara de Vereadores, a partir das 18h. O Corede da região orienta sobre a opção em torno das prioridades e sobre a escolha dos delegados que representarão a cidade na etapa regional.
A participação dos eleitores é fundamental, pois, no ano passado, devido à pequena presença, São Borja não conseguiu garantir recursos no Consulta Popular. A cada trinta pessoas que participam do encontro municipal é escolhido um delegado para a assembleia regional.
Na etapa regional, em São Gabriel os delegados dos municípios da região discutem as demandas que irão para votação popular no início de agosto. O recurso oferecido pelo Estado está previsto para áreas como Agricultura Familiar, Abastecimento, Infraestrutura, Educação, Saúde e Turismo.
O governo do estado vem executando as demandas escolhidas na Consulta Popular de anos anteriores. Atualmente são atendidos os pedidos de 2016.
Para participar da Assembleia local é necessário ser eleitor e apresentar documentos de Identidade e título de eleitor.