O que enxergamos quando vemos uma semente?
É possível ver as raízes?
Conseguimos visualizar o caule?
É perceptível os inúmeros galhos?
São visíveis as infindas folhas?
Logramos sentir a fragrância das flores?
Podemos colher os deliciosos frutos?
Não, quando observamos uma semente nada disso é visível.
Pois quando vemos uma semente ela é aparentemente inerte, impotente e sem utilidade.
No entanto, quando analisamos com mais carinho e perspicácia, mesmo antes de ser plantada, pela experiência da vida, somos compelidos a perceber que tudo o que não vemos, existe.
Mas como que existe?
Existe em forma latente. Existe em forma potencial. Existe como uma energia capaz de virar árvores, arbustos, plantas, flores e frutos.
Similarmente, somos nós seres humanos.
Mesmo antes de nascermos, existimos em forma potencial no corpo de nossos pais e, quando o amor os une, um quase indescritível e fantástico processo se inicia e dá origem à um dos mais impressionantes fenômenos da natureza, que é o desenvolvimento do feto.
Depois quando nascemos, apesar de sermos desejados e amados, somos apenas uma frágil, ignorante e dependente forma.
Mas quando observamos aquela pequena forma, conseguimos visualizar o poeta, o cientista, o padeiro, o médico, o agricultor, o político, o barbeiro, o militar, o empresário, o mestre, o costureiro, o engenheiro, o terapeuta, o professor, a enfermeira, o artista e tantos outros profissionais, seja na sua manifestação masculina ou feminina?
Não! Apesar dos infindos sonhos e desejos que os pais e familiares tem com relação aos seus filhos. Naquela pequena forma não é evidente o que será aquele sublime serzinho.
Mas eventualmente, assim como a semente, se plantada no momento certo, cuidada com os ingredientes corretos, aguada na quantidade necessária e acompanhada durante o seu processo de desenvolvimento, a criança crescerá autoconfiante e corajosa para desabrochar a beleza de sua fragrância, para manifestar a plenitude de seus talentos e para cumprir com sua missão nesta breve passagem terrena, missão esta que é única e só pode ser manifestada por cada indivíduo, assim como somente a rosa pode ter a fragrância da rosa, a laranja o sabor da laranja e o ipê a frondosidade do ipê.
Em outras palavras, assim como a semente, todos temos um infindo potencial que precisa ser plantado e cuidado para crescer, para florescer a para se manifestar.
Para citar este Pensamento: