Uma nova ambulância ao SAMU em São Borja

129
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

São Borja está recebendo do Ministério da Saúde mais uma ambulância para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O secretário municipal da Saúde, José Luiz Rodrigues Machado, foi a Sorocaba, São Paulo, para receber o veículo.

Na mesma entrega, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, repassou 419 novas ambulâncias, que vão renovar e ampliar a frota do SAMU 192 em 238 cidades. O ministro destacou que, considerando outras entregas este ano, já são 700 ambulâncias ao mesmo serviço, beneficiando mais de 20 estados brasileiros.

O ministro Mandetta destacou a ação visa reforçar a atenção básica e a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega, no início da semana, faz parte do processo de renovação anual e ampliação da frota de veículos no setor, como é o caso de São Borja.

O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que, “felizmente, têm sido possíveis avanços na área da saúde, sempre uma prioridade na nossa gestão”. O prefeito lembra que, há algumas semanas, outro veículo furgão foi repassado pelo Ministério da Saúde, este em apoio a pacientes atendidos no Centro Especializado em Reabilitações – CER.

O secretário municipal de Saúde informa que em alguns dias o novo veículo estará habilitado para entrar em operação, qualificando os serviços oferecidos. José Luiz Machado explica que a cidade tem ambulâncias do SAMU dos tipos básico e completo, atendendo mais de 50 pacientes por semana, em média.

De acordo com a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a assistência é 24 horas e em relação a diferentes situações na área de saúde pública. Pacientes com problemas em relação a diabetes e hipertensão estão entre os que mais são atendidos. Casos relativos a acidentes igualmente são atendidos com relativa frequência. O Samu em São Borja tem base operacional instalada no antigo hospital São Francisco, atendendo pelo número 192.