Programação da Semana do Meio Ambiente começa no domingo

91
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

São Borja desenvolve a partir deste domingo (02/06) programação alusiva à Semana do Meio Ambiente. O evento, que se estende até o dia 5, tem, também, o apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Distribuição de mudas de árvores à população e gincana nas escolas sobre coleta seletiva e reciclagem de resíduos estão entre os destaques.

As atividades terão início no domingo, 2 de junho, a partir das 15 horas, onde acontecerá ‘mateada ecológica’, voltada principalmente ao público adulto, no Parque Esportivo General Vargas.

O destaque da programação no Parcão será a distribuição de cerca de 500 mudas de árvores pela Secretaria do Meio Ambiente. Serão exemplares de espécies frutíferas, nativas e ornamentais. A
distribuição será gratuita, mas com um limite de doação por pessoa. Serão repassadas orientações sobre o plantio e o manejo adequados de cada espécie. Além disso, serão entregues folderes educativos voltados a conscientização sobre a coleta seletiva.

Falando-se em coleta seletiva, ressalta-se que esse trabalho foi retomado em setembro do ano passado sob coordenação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, depois de vários anos de interrupção. O secretário Fábio Fronza ressalta que vem aumentando o volume de materiais recolhidos para reaproveitamento, mas ainda são necessários ajustes e pode também ser ampliado o engajamento da comunidade.

Na segunda-feira, 3 de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente levará um grupo de alunos para visitar o Centro de Coleta Seletiva para conhecer o processo de separação dos diferentes tipos de recicláveis realizadas no local. Além dessa atividade, na terça e quarta-feira, dia 3 e 4 de junho, serão instaladas lixeiras em diversos pontos da zona urbana.

Tema central de gincana será coleta de Gincana

Desde o início de maio, as 19 escolas municipais de Ensino Fundamental em São Borja desenvolvem ações pedagógicas internas e de educação ambiental, voltadas ao processo de coleta seletiva e depois de reciclagem. Em 4 de junho, cada uma das escolas promoverá gincana geral, para que seja apontado o trabalho vencedor em cada estabelecimento, a partir de tarefas desenvolvidas pelos alunos, coordenados por professores.

Esta iniciativa da gincana, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente, integra um projeto mais amplo – o ‘Reciclando o Dia a Dia”. Resulta de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Em várias etapas e um elenco diversificado de tarefas, o projeto será desenvolvido ao longo do ano. “Queremos, em última análise, que não apenas estudantes e professores, mas também
familiares envolvam-se diretamente no processo de coleta seletivo e reciclagem do lixo que produzidos”, destaca o secretário João Carlos Reolon.

Premiação
No dia 5 de junho, a partir das 8 horas, no Saguão da Prefeitura, acontecerá ato festivo de entrega das premiações ao vencedores da gincana nas escolas. Troféus e outras distinções serão
entregues pelo prefeito Eduardo Bonotto, às 10h30min. “Será um grande gesto simbólico da verdadeira educação ecológica da nossa juventude para o futuras das vindouras gerações”, ressalta.
Na oportunidade, também como premiação, será anunciado roteiro de visitas, ao longo do ano, às 19 escolas da rede municipal de São Borja. Através do projeto ‘Escola Viva’, além da integração das atividades das escolas, o ‘Escola Viva’ levará os estudantes aos principais pontos turísticos, históricos e de preservação ambiental de São Borja.