Últimos dias para pagamentos dos tributos municipais com descontos

5

A Secretaria Municipal da Fazenda em São Borja lançou alerta aos contribuintes no sentido de que restam poucos dias para o pagamento, à vista com descontos, de alguns dos tributos do calendário do exercício de 2020. Os tributos são o Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano (IPTU), a Taxa de Recolhimento de Lixo e o Imposto sobre Serviços (ISS) cota fixa. O prazo limite de quitação, nos três casos, se encerra em 10 de março, próxima terça-feira, segundo ressalta o secretário da Fazenda, Nilton Koltermann.

Em relação ao IPTU, nos pagamentos à vista o desconto oferecido é de 15%, caso não haja pendências de anos anteriores. Já em relação à Taxa de Coleta de Lixo e ao ISS cota fixa, nas quitações à vista o desconto é de 10%. Em todos os casos também existe a chance de parcelamento – em relação ao IPTU e à Taxa de Lixo em dez vezes, a partir de março, e em relação ao Imposto sobre Serviços em seis cotas mensais. Quanto ao ISS Variável, o pagamento tem de ser feito no mês seguinte ao de geração do tributo.

Em 2020 foram emitidos quase 18 mil carnês do IPTU e da Taxa de Recolhimento de Lixo. A entrega das guias para a Fazenda municipal foi feita a partir de fevereiro pela agência local dos Correios. Nos casos em que os destinatários dos carnês não foram localizados, a recomendação é para que os contribuintes retirem as guias diretamente na Secretaria da Fazenda, no período da manhã. Na hipótese de algum detalhamento incompleto de informações, também deve ser procurada a Secretaria da Fazenda.

São várias as opções para a quitação dos tributos. O secretário Nilton Koltermann orienta que os pagamentos podem ser feitos na Caixa Econômica Federal, no Banrisul, caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou nas lotéricas da cidade.