Secretaria Municipal de Saúde recebeu cadeiras de rodas para o Centro Especializado de Reabilitação (CER)

14

Equipamentos recebidos são para dispensação a pacientes de São Borja e região

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de São Borja, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu 90 cadeiras para tratamento de pacientes do CER (Centro Especializado de Reabilitação Física e Auditiva) do município. Os equipamentos, entregues na quarta-feira, foram 60 cadeiras de rodas manuais, 10 cadeiras motorizadas e 20 cadeiras para banho.

A secretária de Saúde Sabrina Loureiro, esteve no ato do recebimento, junto à equipe de gestão da pasta, com o coordenador de Saúde Emerson Carvalho, o diretor administrativo de Saúde, Anizio Ortiz Machado e o coordenador do CER, Rogério Burtet. Segundo a secretaria, os equipamentos recebidos são oriundos de uma verba do governo federal, e serão destinados a pacientes mediante comprovação de necessidade e tratamento assistidos pelo CER. “Nosso Centro Especializado em Reabilitação tem feito um trabalho muito importante, não só para São Borja, mas também para outros municípios da região. As cadeiras recebidas darão continuidade no tratamento de pacientes mediante a necessidade deste equipamento”, afirmou a secretária.

O prefeito Eduardo Bonotto, por sua vez, salientou o compromisso da gestão diante da Saúde. “Tenho que agradecer às nossas equipes, extremamente competentes e que seguem trabalhando sem parar, atendendo diversas frentes na área da Saúde. As cadeiras recebidas mostram o quanto nosso município tem uma Saúde de qualidade e seguimos trabalhando sempre para melhorias”, disse Bonotto.

Conforme o coordenador do Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva, Rogério Burtet, o recebimento das cadeiras é de extrema importância para a continuidade dos serviços de reabilitação física realizados pelo CER. O coordenador afirmou que o CER não parou durante a pandemia, atendendo das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia, com 100% do quadro de servidores. Segundo Burtet, as equipes de servidores do CER foram montadas e qualificadas para atender pacientes em reabilitação pós-covid, que passaram por complicações. Outro importante serviço oferecido pelo CER, é o tratamento e reabilitação auditiva.

A fonoaudióloga do CER, Cristiane Padilha, salientou que são atendidos cerca de 100 bebês por mês, para acompanhamento e tratamentos de fonoaudiologia. Além disso, mensalmente, 25 novos pacientes da região das missões entram pelo SisReg para atendimento em São Borja. O CER é responsável por atender pacientes de 23 municípios da região missioneira, que pertencem à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, totalizando 220 pacientes atendidos por dia no quadro geral de atendimentos.

 

Texto e foto: DECOM SB