Saúde ocular e verão, a importância do cuidado

22
Fonte: Camila Beque

Durante o verão é natural a exposição ao sol, seja no caminho para o trabalho, passeio, ou nos momentos de lazer como banho de piscina ou de mar. Como um debate que está sempre em pauta, é essencial o uso do protetor solar para evitar possíveis doenças de pele, mas além destas, é importante lembrar também de outro órgão que fica exposto aos raios solares, os olhos. A médica oftalmologista Maria Celina Salazar Rubim Pereira, comenta que o olho é um órgão extremamente delicado, que a sua saúde pode ser muito afetada quando há uma exposição a radiação solar.

O uso dos óculos solares servem não apenas como adereço de moda e estilo, eles auxiliam de fato na prevenção de doenças oculares. Eles aumentam o conforto, principalmente em dias quentes e ensolarados, como os do verão de São Borja, porque assim diminui a quantidade de luz que penetra os olhos, afirma a médica especialista. Ela explica que a proteção dos raios ultravioleta, que são presentes na luz solar, é fundamental, porque os raios entram em contato com os olhos com uma intensidade e podem provocar lesões nos tecidos oculares.

Mas outro fator que deve ser levado em consideração é procedência do óculos, não é indicado o uso de óculos falsificados, ou sem os filtros de UVA e UVB. O uso de óculos sem esses filtros podem expor os olhos a doenças. A médica explica que não se deve optar por qualquer lente escura, é fundamental que tenha uma excelente qualidade e que realmente ofereçam a proteção que os olhos necessitam. Porque quando a lente escura não tem a proteção para radiação UVA e UVB, ela pode causar um prejuízo ainda maior. O escuro faz aumentar a pupila do olho, ela dilata, e esse é um estímulo que nós temos para melhorar a visão no escuro. Então quando ela aumenta, e o óculos que não tem uma proteção a exposição, a radiação entra em contato com estruturas mais internas do nosso olho, como o cristalino e a retina. É muito importante que os óculos façam esse filtro pra que minimize os efeitos a exposição dessas radiações.

Existem algumas doenças que podem surgir, principalmente no verão, como queimaduras por radiação, o pterígio que é causado por uma longa exposição a radiação solar, e também por agentes ambientais como vento, poeira, e fumaça, fazendo com que crie uma pequena pele no olho, também conhecido popularmente como catarata externa. E segundo a médica Maria Celina, uma das mais graves doenças é a degeneração macular, pois a mácula é uma estrutura extremamente nobre da nossa retina, onde a imagem central se forma e a exposição prolongada a radiação solar pode evoluir a um processo de degeneração macular.

Então além das proteções contra os raios UVA e UVB que são emitidos pelo sol, os óculos escuros também podem auxiliar na proteção da superfície ocular, minimizando as agressões causadas pelo vento, e pelo calor que causam o ressecamento dos olhos. Os cuidados devem ser levados a sério para evitar qualquer dano, esteja informado para escolher o óculos solar adequado para aproveitar o verão com saúde.