Saúde Municipal alerta para medidas de prevenção sobre Doença Diarreica Aguda

61

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), setor ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde do município, lançou alerta no sentido de prevenir a proliferação da Doença Diarreica Aguda (DDA), já presente como surto em algumas cidades do estado.

A doença é causada por microrganismos infecciosos como (bactérias, parasitas, toxinas e vírus). O sintoma principal é aumento no número de evacuações (amolecidas ou aquosas), podendo ainda estar acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias. Em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria, a depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes.

Dentre as formas de contaminação estão o consumo de água ou alimentos contaminados, objetos contaminados ou ainda o contato com pessoas doentes.

A secretária de Saúde Sabrina Loureiro, aconselha que a população siga as medidas de prevenção para evitar o contágio, como higienizar bem as mãos, ferver água, higienização de alimentos, superfícies ou utensílios, além de evitar contato com pessoas sintomáticas. A indicação é de que pessoas que apresentem sintomas se mantenham hidratadas com bastante água e também consumam alimentos leves.

Em caso dos sintomas persistirem, a orientação é procurar atendimento médico.
A Vigilância em Saúde segue com o trabalho de busca ativa dos sintomáticos verificando o número de doentes, sinais e sintomas apresentados, local da ocorrência, coleta das amostras de água dos locais, análise laboratorial das amostras de água e fezes coletadas.

Texto e foto: DECOM PMSB