São Borja tem safra excelente de arroz em 2019/2020

82
Imagem: Acervo Roger Portela

Roger Portela Técnico do IRGA esclarece alguns dados

São Borja faz parte do 8° núcleo de assistência técnica e extensão Rural do IRFA ( Instituto Rio Grandense do Arroz). Com a maior extensão de área cultivada entre os cinco municípios pertencentes, conta ainda com a tradição no setor arrozeiro em produção e também em beneficiamento de grãos.

A área de arroz de São Borja é de 3.7584 hectares, onde existem 112 unidades produtivas, com média de produtividade de 8,772kg/ hectare. Uma produção total que ultrapassa os três milhões de toneladas.

Embasado nestes levantamentos o técnico do IRGA Roger Portela diz que a safra pode ser considerada como excelente, com registro de produtividade histórica e bons preços de comercialização.

“Algo que não acontecia a muitos anos para o setor, estes dois fatores ajudam a minimizar o cenário complicadíssimo que se encontram os produtores de arroz, contudo está distante de ser considerado a mudança de patamar, as dívidas de várias safras com problemas de perdas por enchentes e principalmente de comercialização muito abaixo do custo de produção, os custos de produção altos, as instabilidades comerciais ainda mantém o setor imerso a incertezas”.