São Borja retoma as aulas presenciais na rede municipal

26
Foto: Reprodução/Internet

Depois de mais de 13 meses de suspensão, devido à pandemia da Covid-19, nesta quarta-feira (5/5), a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) retomou as aulas presenciais. O retorno está sendo de maneira escalonada, observando todos os protocolos de prevenção e segurança em relação à atual crise sanitária. Serviços básicos de apoio como merenda e transporte escolar voltam também a ser oferecidos, do mesmo modo, com todas as medidas de precaução.

As aulas presenciais para aproximadamente quatro mil estudantes do Ensino Fundamental (EF)) retornam com os estudantes divididos em dois grupos. Metade dos alunos têm atividades esta semana e os demais, na semana que vem. Esta rotina de alternância vai se repetir enquanto durar a pandemia, evitando aglomerações. Já os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão aulas a partir desta semana em turma única.

A Educação Infantil (EI) tem cronograma diferenciado. As crianças do maternal (três anos) retornam no dia 6 de maio. Enquanto as crianças do berçário (até dois anos) voltam no dia 7. Esta semana, haverá reunião de orientações com os pais, havendo necessidade, as crianças serão divididas em duas turmas.

O cronograma define para o dia 10 o retorno das turmas do Pré-I e Pré-II (quatro e cinco anos). As turmas atendidas através de convênio com o Estado já retomaram as atividades. A orientação básica da SMEd é que, sendo necessário, as ações programadas poderão sofrer ajustes ou alterações.

A secretária municipal em exercício, Lourdes Balbueno Rocho, ressalta que todas as medidas de prevenção ao Coronavírus vêm sendo adotadas. Nesse sentido, está formado um comitê de gestão que, além da SMEd, inclui representantes do Conselho Municipal de Educação, 35ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público estadual e todos os órgãos de segurança pública. Esse colegiado definiu todos os protocolos a serem seguidos e agora vai acompanhar a retomada das aulas presenciais.

Cuidados redobrados

Há vários meses, a SMEd vem preparando a retomada das aulas presenciais, depois de um longo período de aulas remotas.

“As famílias da nossa comunidade escolar podem ter certeza que estamos adotando todas as medidas protetivas recomendadas”, segundo a secretária Lourdes Balbueno Rocho. Ela observa que, mesmo em atestado médico, o secretário João Carlos Reolon tem acompanhado todas as ações implementadas.

Em relação à prevenção à Covid, a SMEd adquiriu 11 mil máscaras de proteção. Além disso, as escolas receberam álcool em gel em grande quantidade, pias coletivas e tapetes sanitizantes.

A orientação é para que, na retomada das aulas presenciais, seja normalmente oferecida merenda aos estudantes, seguindo todos os protocolos. Até o final do mês as famílias mais vulneráveis receberão kits de alimentação. Serão cestas básicas a serem formadas com os insumos não utilizados para merenda no último ano.

O transporte escolar, também está sendo retomado. A Prefeitura de São Borja é responsável pelo serviço de transporte dos alunos das redes municipal e estadual de ensino de áreas rurais. A SMEd observa que os primeiros dias serão de avaliação dos trabalhos no setor.

Fonte: PMSB