Prefeitura Municipal dá início à campanha “Maio Amarelo” com ações sobre o trânsito

17
Fonte e foto: PMSB

Nesta primeira semana de maio, inicia o movimento “Maio Amarelo”, uma iniciativa anual para debater e conscientizar a população sobre os riscos e cuidados no trânsito. A Prefeitura Municipal de São Borja está organizando diversas ações em alusão à campanha, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Trânsito.

A agenda da campanha inicia oficialmente na sexta (07/05), com uma carreata com viaturas dos órgãos de segurança pública, SAMU e centros de formação de condutores, saindo da Prefeitura Municipal que percorrerá as principais vias da cidade, juntamente com o mascote “Camaradinha”, da Polícia Rodoviária Federal, retornando ao centro da cidade, onde em frente a prefeitura se dará o ato oficial de abertura com a presença do prefeito Eduardo Bonotto. Nas semanas seguintes, quarta-feira (12/05) e dia 17/05, segunda-feira, estão marcadas blitz educativas no centro da cidade com uma caminhada e distribuição de material informativo pelas vias centrais e a presença do mascote da Polícia Rodoviária Federal, as demais ações serão divulgadas conforme a agenda for confirmada com os participantes durante a campanha.

As ações da campanha já iniciaram com banners em frente à prefeitura municipal, o prédio será iluminado de amarelo chamando atenção para o tema e as ações se estenderão durante todo o mês de maio, conforme explica o diretor Airton. “Esta é uma das principais iniciativas para reduzir os danos causados pelo trânsito. Com informação, diálogo e precaução, as tragédias e acidentes no trânsito podem ser reduzidos e prevenidos”, afirma o diretor. “Estaremos durante este mês em constante atividade juntamente com os órgãos de segurança e os Centro de formação de condutores, contamos com a adesão da comunidade para que participe”, conclui o diretor.

O prefeito Eduardo Bonotto, por sua vez, afirma que este é um compromisso com o bem-estar e a segurança dos são-borjenses. “O Maio Amarelo é um de nossos compromissos enquanto administração municipal, com apoio de nossos órgãos de segurança e servidores. Sabemos o quanto é importante nos mantermos à par das questões de trânsito, as legislações e deveres, assim como o cuidado com nós mesmos e nossa comunidade. Portanto, todos devem participar, sejam pedestres, condutores e demais pessoas da nossa São Borja para que o trânsito da nossa cidade esteja cada vez melhor e mais seguro”, afirma Bonotto.

Saiba mais sobre a campanha:

O Maio Amarelo é um movimento por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a redução dos índices de acidentes de trânsito no Brasil, este ano o movimento tem como tema; ‘RESPEITO E RESPONSABILIDADE, PRATIQUE NO TRÂNSITO.”

No dia 11 de Maio de 2011, a ONU decretou a campanha DÉCADA DE AÇÃO PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO, com isso o mês de MAIO se tornou referência mundial para as ações educativas no trânsito, e instituída a cor amarelo, que simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. No país todo o ONSV possui 315 observadores certificados. O município de São Borja conta com dois observadores certificados, sendo o vereador Lindolfo Hardt e o diretor do departamento municipal de segurança e trânsito, Airton Rocha Alves.

Fonte: PMSB