Em um evento em comemoração a história de São Borja e a memória que precisa ser preservada, Sérgio Bastos Seitenfus doou para o Biblioteca e Museu Municipal Apparício Silva Rillo um acervo de relíquias que merecem a atenção do público e da sociedade em geral.
Por ocasião da comemoração dos 340 anos realizados no ano de 2022, Sérgio decidiu doar seu acervo de memórias referentes ao município. Sua esposa e companheira, Ielza, foi a responsável por cuidar, proteger e zelar estes documentos ricos que registram um passado não muito distante de uma São Borja ainda em seu desenvolvimento primário. Entre os registros temos a Moção Plebiscitária, a Ponte Internacional, São Borja quando era a Capital da Produção, as Crônicas da Cidade, o Caderno de Cultura de 1989, as Invasões, a Música dos 300 anos do Município e a Dinastia Vargas.
Agora em exibição para o público que vai visitar o Museu, as fotos, registros, documentos e jornais que falam e ajudam a contar a trajetória do município irão ser protegidos e receberão tratamento especial para que possam ficar a disposição por muito mais tempo.
O evento contou com a presença de figuras ilustres da nossa sociedade e representantes do poder Legislativo e Executivo Municipal.