SAE confecciona máscaras de tecido para doação

9
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

Com suas ações voltadas para o combate da pandemia do Covid-19, a equipe do SAE – Serviço de Atendimento Especializado, através das redutoras de danos Daniele Competti e Carmem Javares, coordenadas pelo enfermeiro Glauber Marques, montaram um pequeno atelier de costura com o objetivo de confeccionar máscaras de tecido duplo para doação.

Conforme explicam, a ação vem de encontro com orientação da Organização Mundial de Saúde, sendo que a ideia surgiu após a identificação da dificuldade de aquisição desses EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – pela população.

Segundo os envolvidos, o objetivo inicial era ofertar máscaras aos usuários com maior possibilidade de desenvolvimento de um quadro grave da doença caso fossem infectados, por apresentarem maior vulnerabilidade diante das comorbidades clínicas que apresentam. No entanto, em um segundo momento, após serem solicitadas pela secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro e pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Manoela Malgarin, começaram a produção de máscaras a serem ofertadas aos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e agentes operacionais, totalizando até agora uma produção de mais de 500 unidades.

Atenção: cuidados com a máscara de tecido

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são necessários alguns cuidados específicos na utilização da máscara de tecido. A máscara deve conter 20x20cm, três pregas de 1 cm cada, 20 cm de elástico e deve ser de algodão.

A retirada e colocação das máscaras deve ser pelo elástico para evitar a contaminação e a limpeza deve ser feita com sabão em pó ou líquido. É preciso secar no sol e passar com ferro.

O correto é trocar a máscara quando umedecer, mas estudos comprovam que a população pode utilizar até quatro horas a mesma (uma pela manhã e outra pela tarde). Ao retirar para comer a máscara deve ficar envolta por sacola plástica. Também é importante cuidado ao tocar a parte interna e externa, para isso, a higiene das mãos deve ser realizada.