Retomada de voos regulares assinala conquista histórica para São Borja

846

Chegou a hora. Depois de mais de meio século de espera e após suspensão dos serviços pela extinta companhia Varig, São Borja restabelece, a partir desta quinta-feira, conexões aéreas regulares até Porto Alegre e, a partir daí, com o mundo. Desta forma, este 21 de novembro de 2019 será uma data histórica para o município. Serão quatro voos semanais ligando a capital gaúcha, agora tendo como operadora a empresa Two Flex, em parceria com a Gol Linhas Aéreas.

Várias autoridades marcarão presença por ocasião da programação festiva que assinalará o voo inaugural nesta quinta-feira. A programação começará com almoço, às 12h, no restaurante do Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas. Na oportunidade, representantes da Two Flex e da Gol farão palestra, mostrando a importância e a expansão da aviação regional. A solenidade, no aeroporto João Manoel, está prevista para começar às 14h30min. Já o primeiro voo da Two Flex até São Borja tem chegada projetada para as 15h15min. As conexões com a capital do Estado serão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. A saída de Porto Alegre acontecerá às 13h15min e o retorno, a partir do aeroporto João Manoel, às 15h30min. A Two Flex colocará à disposição aeronaves Cessna 208 Caravan, com capacidade para nove assentos de passageiros.

Aviação Regional

O retorno dos serviços de linha aérea regular para São Borja é resultante de ações do Programa de Apoio à Aviação Regional, implementado pelo governo estadual. Uma das iniciativas é a redução da alíquota de ICMS da querosene de aviação, para baratear as passagens aéreas.

Encontro no Palácio Piratini, em 25 de julho, detalhou a aplicação do programa e confirmou o cronograma para o início dos voos comerciais entre seis cidades gaúchas, entre elas São Borja, fazendo a conexão com Porto Alegre.

As primeiras operações começaram em 20 de setembro, entre Porto Alegre-Bagé e Porto Alegre-Santa Rosa. Já em 9 de novembro a Two Flex passou a operar o circuito aéreo Porto Alegre-Rio Grande. Neste dia 21 será a vez de São Borja e em dezembro, outras duas cidades. Em 16 de dezembro inicia a linha Porto Alegre-Santana do Livramento e, em 20 de dezembro, entre Porto Alegre e Passo Fundo.

Os seis novos destinos têm distâncias que variam de 1h20min até quase 2h. “Para essas rotas, as tarifas oscilam entre R$ 400 e R$ 800, de acordo com a distância”, segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff. O governador Eduardo Leite destaca que “o Rio Grande do Sul hoje lidera o ranking brasileiro da aviação regional”, lembrando que, “além das seis cidades que passam a ter voos regulares até o final do ano, outras quatro já, há algum tempo, operam os serviços em escala comercial”.