Rede Municipal está antecipando início das atividades nas Escolas Infantis

5
Fonte: DECOM/ Prefeitura de São Borja

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) optou por alterar o calendário de atividades nas escolas para 2020, inicialmente divulgado. Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que também oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA), a abertura do ano letivo segue definida para 17 de fevereiro para os professores e dia 20 para os alunos. No entanto, para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) o retorno está sendo antecipado. Docentes, atendentes e demais servidores voltam na próxima terça-feira, dia 04, e as crianças na quinta-feira, dia 06.

Para o dia 04 é prevista a realização de abertura oficial do ano e formação pedagógica, no auditório do Senac. Já na quarta-feira, dia 05, ocorrerão encontros administrativo-pedagógicos nas escolas. As atividades preparam a recepção às crianças no dia seguinte.

O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, explica que a decisão da mudança foi tomada pelo colegiado da equipe da SMEd. “Trata-se de uma iniciativa que visa contemplar às demandas não apenas das crianças, mas também das suas famílias. Na maioria dos casos, pais e mães trabalham, e nós, como sempre, queremos facilitar a vida no âmbito de todo o núcleo familiar”, segundo justifica o secretário.

Em relação a crianças de quatro e cinco anos, que frequentam o Pré-Escolar I e II em escolas estaduais conveniadas com o Município, será diferente o início do calendário de atividades. Em função da greve dos professores na rede estadual, no final do ano passado, e devido à necessidade de recuperação das aulas, será mais tarde o retorno dos alunos, inclusive para as turmas da Educação Infantil. As atividades começarão no final de fevereiro ou início de março, dependendo da realidade de cada escola.

São 11 Escolas Municipais de Educação Infantil em funcionamento em São Borja. De acordo com números de matrículas do final do ano passado, são cerca de 950 crianças de zero aos cinco anos de idade. A expectativa é de que, em 2020, sejam retomadas as obras de mais uma escola, no bairro Maria do Carmo, criando 122 vagas.

O secretário Reolon observa que está pronta a infraestrutura geral nas EMEIs para o início das atividades. Ressalta, porém, que o grupo de pedagogos e de pessoal de apoio está sendo recomposto. A contratação de parte do grupo será formalizada ao longo dos próximos dias, com a admissão de servidores definidos em processo seletivo simplificado realizado pela Prefeitura.