Quatro novos médicos passam a atuar em ESFs de São Borja

528
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

A partir desta segunda-feira, a Secretaria Municipal da Saúde passa a contar com os serviços de quatro novos médicos. Eles são do programa Mais Médicos, do Governo Federal e vêm para atuação em ESFs (Estratégias de Saúde da Família) da cidade. Agora, das 14 ESFs no município, 13 ficam com médico titular com jornada de 40 horas semanais.

Por enquanto, a ESF 5 Ricardo Pinheiro, no bairro do Passo, continua sem médico em caráter efetivo, sendo que os pacientes são atendidos através de revezamentos de médicos de outras unidades. No entanto, a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Giovana Bogo, prevê que no máximo em duas semanas esta questão estará resolvida, porque também através do Mais Médicos, uma nova contratação será realizada para São Borja.

Os contratos são por um ano e podem ser prorrogados por mais um ano. O Ministério da Saúde também elaborou para implementação em todo país o novo programa Médicos pelo Brasil, com novas regras. Entretanto, devido às alterações provocadas pela pandemia do Coronavírus, a opção foi por ainda continuar com o sistema antigo, a fim de agilizar os processos de admissão.

A Secretaria Municipal da Saúde tem em funcionamento 14 ESFs na cidade, além de três Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma no condomínio Maria Cristina, uma na localidade de Nhu Porã e uma unidade móvel que atende o interior do município com atendimentos médico-odontológicos e de enfermagem.