Projetos de arborização urbana são desenvolvidos pela Prefeitura

51

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura, estão com dois projetos de arborização em andamento nas vias públicas da cidade. Um consiste em reparação, recuperação e manutenção de árvores existentes e que necessitem de reparos como limpeza, retirada de ramos ou galhos mortos, até mesmo para garantir maior segurança na circulação de veículos e pedestres. Inicialmente o projeto está sendo desenvolvido nas principais vias da cidade e não consiste em poda geral da árvore.

O Segundo projeto é em parceria com a RGE e 250 novas mudas serão plantadas em passeios públicos, praças e avenidas. Para isso foi firmado com a RGE um Termo de Cooperação Técnica com duração de 5 anos para estabelecer no município o Programa Arborização + Segura, retirando as espécies que tragam risco na rede elétrica, danos ao patrimônio ou risco de segurança da população.

Para o prefeito, Eduardo Bonotto, o programa busca uma harmonia da rede elétrica com a arborização da cidade, evitando acidentes ou falhas no fornecimento de energia. “A Arborização + Segura é um programa de revitalização urbana que identifica árvores de espécies e portes inadequados. Parte das incidências de falta de energia é causada por árvores na rede elétrica. Os galhos em contato com a rede, além de falta de energia, ainda podem causar acidentes, por isso a substituição dessas árvores é importante, além de embelezar a cidade e colaborar para amenizar o calor, pois sabemos que São Borja é uma cidade muito quente no verão”, ressalta o Prefeito.

O Secretário do Meio Ambiente, Eugênio Dutra, avalia a ação como vantajosa para a cidade, já que a RGE ficará responsável pelas mudas plantadas por um ano fazendo, se necessário, a reposição da espécie. A substituição de algumas árvores só acontecerá com a autorização dos munícipes e o porte mínimo de cada espécie a ser plantadas é de 1.60 a 2.00 metros.

Texto e foto: DECOM PMSB